domenica 2 settembre 2007

"CREUSA" (Jonas Santana Pereira)



Recebi este documento do meu amigo Jonas dias atrais. Gostei muito e pedi permissão para colocar neste Blog .

EM 01/05/2007 RIO DE JANEIRO 13:56h

Essa noite, um sonho reacendeu uma luz dentro de mim.....sonhei com os pobres, chorei pelos pobres...que sonho maravilhoso, é o amor que, como uma fonte de água que não pode ser contida, jorra, jorra e ninguém contém, acho que não há uma sensação maior ou mais intensa e profunda que sentir e chorar a dor e o sofrimento de um pobre, dos pobres.

Daqui, vejo jovens tatuados, despenteados, moços, cansados, velhos que resistem ou fingem resistir e, de lá surge!!!!

Surge uma figura, uma pessoa...simples figura, e comum como os milhões desse mundo, desse Brasil de DEUS.

Tem que esperar chegar mais perto....mais perto é uma mulher, de tão simples, de tão óbvio, percebe-se especialmente comum, especialmente o tipo com quem JESUS gastaria o seu tempo, precioso tempo até o calvário.

Cabelos grisalhos, roupas singelas, óculos de grau arranhados....... em vez de quadril, ombros largos, e um sorriso.....ah! Que sorriso! Uma expressão ingenuamente leve, radiante, cativante, comovente....nada lembra a beleza do padrão TV, longe disso....uma simplicidade quase débil...um olhar avaliável....um sorriso de criança num rosto de guerreira, marcado, dobrado, adornado por cabelos despenteados...judiado pelo tempo, pelas dores que insistimos tentar evitar...marcado pela missão de viver, ou de sobreviver, sabe-se lá porque ou para que!!!!

Creusa!!! o nome serve de reserva para comediantes não criativos, repetitivos, paródias vazias....

Duas filhas....salgadinhos feitos por aquelas mãos...belas mãos...tortas do trabalho...do choque térmico...enrugadas e tortas, sem glamour algum, mas com uma beleza ímpar, deformadas pela força do trabalho, formadas pela força da vida.

Essa vida, alma que busca viver, dobrar pára-quedas na escola....difícil, chato, barato, ela nada sabe, mas diz que vai conseguir...

Pobre....não sei o que ela vê....o que sente....como vê....como sente...mas a Creusa brilha....ah! Ela brilha...sorri para todos, até parece boba...ela está, é, feliz....é incrível....ela pega um cachorro no colo...fala com ele como a um amigo....e ganha uma lambida e sai cuspindo....mas o sorriso se mantém.....

A Creusa quase me mata! Sem saber, sem querer, me confronta! Pois, leio, busco, oro, medito, me esforço, fracasso, levanto, imagino, filosófo, vou à igreja, minto.....

Ela só sorri....só vive, noutro nível....é incrível, a Creusa não tem pressa....fala horas com você, como se isso e você fossem as coisas mais importantes a fazer...acho que são....sorri e fala até que a tarde se vá e a noite chegue...parece que ela não vai a lugar nenhum enquanto não quiser...e ela não vai, porque não quer...parece cumprir sua missão enquanto te ouve...te fala...embora quase nada!

Então desisto de mim: Ó DEUS ajuda-me....ajuda-me ver, sentir, crer, agir, reagir, viver como a Creusa.

A Creusa não busca conquistar nada....ó DEUS, parece que ela, diferente de mim, creu firmemente que vale mais que muitos passarinhos e que o SENHOR cuida dela...vê-se que cuidas...

Enquanto eu....quero realizar.....conquistar...aprender...ganhar...com a falsa desculpa de tributar a ti ó DEUS essas conquistas....mas, que vergonha pois, egoísta, busco minha própria honra....sou um disfarçado....e você, meu DEUS, me traz e apresenta veloz e feroz aos olhos, a Creusa...que, sem palavras, me diz o que queres que eu ouça...ela me flecha o coração, e eu me rendo...a Ti.

Nessa vida curta, meu DEUS, liberta-me do Jonas enganado, enganoso....faz-me uma Creusa.....em ti quero ser nada...pra que tudo sejas, e eu desapareça definitivamente.

Teu filho, Jonas.

4 commenti:

  1. Então Guido, vim conhecer seu blog, retribuir as visitas e conhecê-lo um pouco mais. Legal. Gostei do post. Muita sensibilidade em jogo. Deus, o próximo, amor... Papagaio! Desse jeito você acaba arrumando um lugar na vida eterna! Parabéns!

    RispondiElimina
  2. Obrigado Lou so nao entendei a do Papagaio.
    ate mais frate

    RispondiElimina
  3. Te amo, amigo, irmão Guido.
    A cada dia aprendemos que somos algo em transformação...em processo
    Um abraço bem grande
    Jonas

    RispondiElimina