venerdì 14 settembre 2007

Um retrato profético do homem dos últimos dias

Um retrato profético do homem dos últimos dias

Por: Pastor Paulo Solonca

Em: 2007-09-14

2 Tm 3 : 1-5 “ . . . Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”

Quando Deus criou o homem Ele o fez perfeito, segundo a sua própria imagem e semelhança. O pecado lá no Éden afetou o caráter de todo ser humano. A partir dali, percebe-se um processo onde o homem foi-se corrompendo.

A profecia bíblica aponta para a chegada de tempos difíceis, problemáticos, trabalhosos, tempos perigosos. Eles seriam provocados pela degeneração do caráter do homem. Veja a descrição profética do homem nos últimos dias:

1. Os homens seriam egoístas. Na língua original “filautos” = amantes de si mesmos; aquele que trata só dos seus interesses. Aquele que não abre mão de suas comodidades; O egoísmo é a prática de um amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. É também um exclusivismo que faz uma pessoa referir tudo a si próprio. O egoísta vive se orgulhando do que tem, do que fez ou de seu status . Ele é presunçoso. Ele é muquirana, mão fechada. Dificilmente põe a mão no bolso para ajudar alguém. Tem dificuldade de repartir com os outros. Tem fixação por ajuntar cada vez mais só para si mesmo.

2. Os homens seriam avarentos = No grego em que foi escrito o Novo Testamento o termo é “philarguros” = literalmente amante da prata. Pessoa excessivamente apegada ao dinheiro, fominha, mesquinho, miserável, pão-duro,

3. Os homens seriam jactanciosos = Cheio de vaidade, ostentação. Jactancioso é aquele que se gaba. É conhecido por arrogância e por sua altivez. Vive fazendo elogios a si mesmo e chamando à atenção sobre suas qualidades.

4. Os homens seriam Arrogantes = “huperephanos” = Altivos, soberbos, orgulhosos , Insolentes, atrevidos . Arrogante é aquele que é ofensivamente desrespeitosos em atos ou palavras. Ele vive fazendo desaforos. Normalmente são grosseiros, malcriados, inconvenientes e provocativos.

5. Os homens seriam Blasfemadores = “blasphemos” . Aquele que é conhecido por ser um difamador e, abusado, que usa de palavras que ultrajam aquilo que é divino ou sagrado. Blasfemadores adoram acabar com a fama e a reputação de alguém ou de alguma causa, ou de uma instituição.

6. Os homens seriam Desobedientes = grego “apeithes” = des + obedecer. Hábito, ou disposição para a insubmissão. Não acatam ordens, aqueles que tem prazer em fazer o errado.

7. Os homens seriam Ingratos = grego “acharistos”. Ingrato é aquele que não reconhece os benefícios que recebeu; desagradecido.

8. Os homens seriam Irreverentes = grego “anosios” = Aqueles que gostam de profanar, incrédulo, mau. São aqueles que tratam com irreverência as coisas sagradas. Aqueles que ofendem, injuriam, afrontam. Aqueles que transgridem, que tem prazer em violar, infringir uma norma, uma regra, um princípio sagrado. São aqueles que maculam, mancham, desonram as coisas de Deus.

9. Os homens seriam Desafeiçoados = Do termo grego “astorgos” = Pessoas sem sentimento, desumanos, insociáveis. São aqueles que perderam a afeição.

10. Os homens seriam Implacáveis = Do termo grego“aspondos” Pessoa que não se pode aplacar ou abrandar: Que não perdoa. É insensível: inexorável. São aqueles que dificilmente abrem mão de suas exigências. São insensíveis a pedidos de misericórdia.

11. Os homens seriam caluniadores = “diabolos”. Aqueles que difamam, fazendo acusações falsas. São aqueles que se opõe à causa de Deus. Aqueles que são usados por Satanás para afetar a integridade dos filhos de Deus.

12. Os homens seriam Sem domínio de si = Do grego “akrates” = incontinentes, sem autocontrole, intemperantes. Pessoas que não consegues refrear os seus instintos, seus apetites e seus prazeres. Aqueles que não conseguem ser fieis, nem moderados.

13. Os homens seriam cruéis = “anemeros” = Aqueles que são ferozes, selvagens, que se comprazem em fazer mal, em atormentar ou prejudicar. São cruéis, duros, insensíveis, desumanos, tiranos.

14. Os homens seriam inimigos do bem = “aphilagathos”. Não amigos do bem. Em outras palavras, aquele que tem prazer em fazer o que é mau. São aqueles que são considerados insensíveis à dor ou a condição dos outros. São sádicos que se deleitam em fazer sofrer a outrem; São maus, cruéis, tiranos.

15. Os homens seriam traidores = Do termo grego “prodotes”. Aqueles que são infiéis, que gostam de enganar. Apreciam fazer denuncias. São delatores.

16. Os homens seriam atrevidos = “propetes”. Termo usado pelos gregos para se referir aos insolentes, aos grosseiros, aos petulantes.

17. Os homens seriam enfatuados = “tuphoo” = O termo se refere àquele que tinha uma atitude de arrogância, de presunção. Era aquele que era cheio de si, vaidoso.

18. Os homens seriam Amigos dos prazeres = “philedonos”= Aquele que é fissurado em divertimentos. Aquele que acalenta desejo intenso de bens ou gozos materiais. São aqueles que desenvolvem “taras” sexuais, vontade incontrolável de fazer uso de bebidas fortes e drogas.

19. Os homens teriam apenas forma de piedade. São aqueles que tentam enganar aos outros com seus cosméticos de religiosidade e de bondade.

A Bíblia nos exorta a fugir destas pessoas. O verbo fugir nos originais em que foram escritos tem a conotação de: dar as costas, evitar, evadir-se, retirar-se apressadamente, para escapar de alguém ou de algum perigo. Só devíamos nos aproximar para evangelizá-los. Fora disto: distância. São pessoas perigosas e danosas.

Você reparou bem no texto bíblico que citamos no início deste artigo? Estes escritos tem aproximadamente 2.000 anos. Foram profecias que procuravam descrever como seria o homem no final dos tempos. Não é verdade que os homens dos nossos dias tem exatamente a descrição profética da palavra de Deus? Veja a violência, as guerras, a injustiça, a indústria dos prazeres, o narcotráfico, a maldade crescente dos marginais, a pedofilia, a prostituição, a corrupção, a falta de reverência, a desobediência, anarquia, a manipulação das pessoas.

Além disso seria bom recordar as profecias dadas pelo próprio Jesus Cristo. Em Mateus 24 o Senhor Jesus dá algumas características que antecederiam a sua volta para a Terra.

Mateus 24:1- Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.

2- Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.

3 - No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.

4 – E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.

5 - Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

6 - E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.

7 - Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;

8 - porém tudo isto é o princípio das dores.

9 - Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.

10 - Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;

11 - levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

12 - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.

13 - Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

14 - E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

15 - Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),

16 - então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes;

17- quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa;

18 - e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa.

19 - Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!

20 - Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado;

21 - porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.

22 - Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.

23 -Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis;

24 - porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

25 - Vede que vo-lo tenho predito.

26 - Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis.

27 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.

28 - Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.

29 - Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.

30 - Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

31 - E ele enviará os seus anjos, com grande clamor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

32 - Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.

33 - Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas.

Prezado leitor, será que as Tsunamis, os furacões, os terremotos, as recentes e crescentes guerras e rumores de guerras, sinais no céu, o surgimento de falsos mestres no meio da Igreja de Jesus e mesmo fora dela não lhe dizem nada?

Basta ler a Bíblia com cuidado para perceber que estamos muito perto da volta de Jesus Cristo. Você está pronto para se encontrar com Ele? Como é que você tem vivido ultimamente? Concluo este artigo citando a advertência do próprio Jesus sobre a sua volta e como ela é eminente:

Lucas 17: 20 - Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.

21 - Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

22 - A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis.

23 - E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais;

24 - porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem.

25 - Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração.

26 - Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem:

27 - comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.

28 - O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

29 - mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

30 - Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.

Nessun commento:

Posta un commento