sabato 1 settembre 2007

Lendo e aprendendo

.


Meus Safados ( este negocio de queridos....)

Existem expressões que vem, espesso, usadas de forma um pouco errada, DEUS EX MAQUINA è uma destas.
A encontrei muitas se não na maioria das vezes usada para indicar a pessoa mais importante, a que faz tudo em alguma particular estrutura o situação como se o significado próprio da expressão fosse "Deus è a maquina" e não " Deus que vem da maquina".
Na realidade não è bem este o uso correto, o verdadeiro Deus ex machina è alguem que chega e de forma inesperada resolve uma situação e não aquele que vive resolvendo todas as problematicas, vou colar aki em baixo o que se encontra no Wiki e que explica melhor do que eu seria capaz o significado e o uso de;

Deus ex machina

A expressão latina Deus ex machina significa literalmente "Deus surgido da máquina". A expressão é uma tradução do grego "ἀπὸ μηχανῆς θεός" (apó mechanés theós).

Sua origem encontra-se no teatro grego e refere-se a uma inesperada, artificial ou improvável personagem, artefato ou evento introduzido repentinamente em um trabalho de ficção ou drama para resolver uma situação ou desemaranhar uma trama. Este dispositivo é na verdade uma invenção grega. No teatro grego havia muitas peças que terminavam com um deus sendo literalmente baixado por um guindaste até o local da encenação. Esse deus então amarrava todas as pontas soltas da história.

A expressão é usada hoje para indicar um desenvolvimento de uma história que não leva em consideração sua lógica interna e é tão inverossímil que permite ao autor terminá-la com uma situação improvável porém mais palatável. Em termos modernos, Deus ex machina também pode descrever uma pessoa ou uma coisa que de repente aparece e resolve uma dificuldade aparentemente insolúvel. Enquanto que em uma narrativa isso pode parecer insatisfatório, na vida real este tipo de figura pode ser bem-vindo e heróico.

A noção de Deus ex machina também pode ser aplicada a uma revelação dentro de uma história vivida por um personagem, que envolva realizações pessoais complicadas, às vezes perigosas ou mundanas e, porventura, seqüência de eventos aparentemente não relacionados que conduzem ao ponto da história em que tudo é conectado por algum conceito profundo. Essa intervenção inesperada e oportuna visa a dar sentido à história no lugar de um evento mais concreto na trama.

A tragédia grega de Eurípides era notória em usar este dispositivo na trama.

IN ITALIANO


Deus ex machina è una frase latina che significa "Dio dalla macchina", che è a sua volta copiata dal greco "από μηχανής θεός", (pronuncia "apò mekanès theòs").

La frase ha origine con il teatro greco e con quello romano. In tali ambiti una mechanè (un complesso sistema di funi e argani) calava dall'alto un dio (o più dèi) sulla scena per risolvere una situazione intricata e apparentemente senza possibile via di uscita. Da qui, il "dio che viene dalla macchina".

Il significato della frase deus ex machina è stato ampliato nel tempo per indicare qualsiasi soluzione di una storia che non presti il dovuto riguardo alla logica interna della storia stessa ed è così improbabile da sfidare la sospensione del dubbio, ma tale, comunque, da permettere all'autore di far finire la storia nel modo voluto.

Il tragico greco Euripide era noto per l'uso di questo tipo di soluzione, recuperata in tempi moderni ad esempio nella narrativa poliziesca.


Nessun commento:

Posta un commento