mercoledì 29 agosto 2007

Mas sera porque?

Triste mundo aquele dos Blogueiros cristãos.
Está todo mundo (quase todo, graças a Deus) com uma pedra na mano procurando alvos.
Um exercito de sem pecados com a mira certeira.
Homo-sexuales, espíritas e corajosos pensadores os mais procurados como sempre.
Um exercito de pessoas sem duvidas, que parece esquecer que ate Jesus teve duvidas.
Vivenciamo um mundo cheio de dores, atrocidades e calamidades uma recrudescência de fanatismos religiosos que não se encontrava a séculos em tamanha escala e ainda existe gente crista procurando exaltar diferencias.
E quem no nome de Jesus deveria espalhar amor e tolerância faz o contrario. Nestes dias fiquei estudando a vida de Francesco D'Assisi e lendo o pouco que escreveu e que chegou ate nos fiquei verdadeiramente emocionado a ver tamanha amor e coerência, não encontrei uma só palavra de acusa contra ninguém, ele só se preocupava em servir Nosso Senhor , em ajudar pobres e doentes , orar, não ter absolutamente nada a mais do necessário e nunca uma palavra de acusa.
Na sua humildade, buscava unir-se sempre mais a Deus, desejando a confraternização de todos os seres, sem distinção de raça, credo ou cor. Ele repetia:

Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.
(peguei no wiki)

Con Gesu nel cuore

guido

6 commenti:

  1. Guido, eu sou a "ilustre desconhecida" à qual você se refere no blog do P. Brabo. Como não vi nem amor nem tolerância nas palavras do dono do blog, ao comentar minha opiniã, pedi a ele que retirasse meu nome. Como você diz, todos os seres são iguais, mas, parafraseando G. Orwell, eu diria que alguns seres são mais iguais que outros, pois, em nome da "liberdade", ofendem, censuram, acusam.

    Leio textos poéticos como o seu e me pergunto, Guido, a que grupo de pessoas ou perfil se aplicam suas palavras. A todos? Todos devem receber tolerância ao expressar suas opiniões? Todos devem ter suas diferenças respeitadas? É isso? E o que é fanatismo religioso? Sob que ponto de vista você me define esse conceito? Fanáticos são aqueles que não aceitam o ponto de vista de um grupo de pessoas? Fanáticos são os que têm um pensamento diferente do seu? E esse grupo cujas idéias são feitas axioma e paradigma, não seria ele fanático?

    Certa vez li uma entrevista com um muçulmano, francês de descendência árabe, argelina. Sabe o que ele disse, quando e estado francês proibiu os estudantes de escolas públicas de usar qualquer espécie de adereço religioso (véus,sobretudo, mas também crucifixos, kipah etc.)? Ele disse que o estado laico era a religião dos franceses. A adoração e o fanatismo era a preservação do estado laico.

    Um abraço,

    Maya

    RispondiElimina
  2. Outra coisa, Guido: é só na diferença que construímos nossa identidade. Essa é uma idéia ontológica da Antropologia Estrutural.

    Abraço,

    Maya

    RispondiElimina
  3. E mais outra coisa, me desculpe, mas eu me lembrei de um livro muito bom. Na verdade, é praticamente um artigo, porque é curto. Chama-se "Reflexões sobre a questão judia", ou "Réfléxions sur la question juive, de J-P Sartre. Ele nos diz que tanto o anti-semita quanto o humanista excluem o judeu de sua identidade. Vale a pena ler.

    Achei essa reflexão em um site bem interessante, onde o autor critica, inclusive, Sartre. Mas vou colocar aqui alguma coisa:

    "Quem define?
    O segundo problema com definições será saber quem está definindo. É isso coisa da imagem de alguém de si mesmo? Sabemos que a imagem que temos de nós mesmos é necessariamente diferente da imagem que outros têm de nós, tanto de ponto de vista físico quanto de um psicológico. Mesmo se alguém olha num espelho, a reflexão não é a imagem que transmitimos a outros. Oscar Wilde reconta que, seguindo a morte de Narciso, a pessoa foi consultando o seu amigo, a fonte: “Narciso era tão formoso como dizem que era?” A fonte replicou: “Não sei, vi a mim mesma nos olhos dele.”

    Além do aspecto gracioso dessa anedota, há uma pergunta relevante – outros vêem em nós somente a sua reflexão própria, ou não gosto em outros o que não gosto em mim mesmo – o que nos leva à idéia de identidade positiva ou negativa. O Talmude explica que não devas procurar o rebento no olho do teu próximo, se tiveres uma viga no teu próprio. A espontaneidade com que vemos em outros as faltas que temos nós mesmos é característica muito humana. Conseqüentemente, a sua própria definição da pessoa de si mesma é parcial e desviada; pode ser também a descrição daquilo que gostaria de ser; isso é, o resultado da confusão entre desejo e realidade ou mesmo assim o ideal. (...)"

    http://www.jcrelations.net/pt/?item=2352

    Abraço,

    Maya

    RispondiElimina
  4. Bom dia Maya!

    Acabei de acordar feliz, hoje aki em Velletri (Rm) o dia è muito quente, húmido e um pouco nublado.
    Vou tentar responder por partes aos seus questionamentos, por favor não esqueça nunca que para mim escrever em português representa sempre um esforço e uma limitação nas minha argumentações e que não sou Doutor em teologia, filosofia, letras etc .etc.
    Sou um simples empregado ignorante e nada mais.

    Maya vç escreveu: Guido, eu sou a "ilustre desconhecida" à qual vocêª se refere no blog do P. Brabo......

    O que escrevi la sobre o ilustre desconhecido era relacionado a uma ferramenta que estava no Blog do Paulo e que depois do acontecido foi retirada. Sobre o Paulo não vou me alongar de mais, poso só dizer que não estamos de acordo eu considero o Paulo um amado amigo, imperfeito como todos mas menos imperfeito que a maioria e que ele foi duro mas não vos ofendeu, censurou ou acusou de algo, só expressou duramente o seu não respeito, para quem não respeita os outros, podemos estar equivocados no entender o que vç escreveu mas a minha impressão foi quase a mesma do Paulo e a minha resposta que esta la no blog è a mesma que usaria agora ou seja não entendo pq quando se fala de salvação, pecado, pecadores e vida eterna as pessoas se querem colocar no lugar de Deus ; não troquei mail privados com ninguém sobre este assunto, mas vç è uma pessoa de muito boa cultura para não saber, quanto estas comunidade já sofreram na pele o peso dos preconceitos e não somente em países longínquos do Oriente médio ou atrás da ex cortina de ferro mas ainda hoje nos nossos democráticos países.
    Eu pessoalmente acredito que Jesus não tolerasse e era extremamente duro com os comportamentos dos fariseus ou seja aquela tribo hebraica feita na maioria por pessoas muito eruditas no estudo da palavra e das leis que usavam o estatus que este estudo dava a eles para decidir quem era merecedor da vida eterna e quem não.
    Jesus veio na contra mão como sempre a nos dizer de se preocupar com a nossa conduta e não com a conduta dos outros e fez isto em todas as ocasiones e sempre com palavras muito duras.
    Acredito que a esta dureza do Nosso Senhor que Paulo se inspirou na resposta publica que vos deu, pq não era vç a Maya o alvo mas era um jeito de pensar e se expressar a ser colocado em discussão.

    Uma coisa è uma conversa a dois aonde vç conhece o seu interlocutor outra è uma conversa mais publica aonde as nossas frases são come vibrações que se espalham se juntam a outras e se amplificam, foi o que aconteceu na Europa nos anos 20 e 30, depois de um conflito mundial terminado com um tratado de paz estupidamente exagerado e punitivo, depois das crises económicas derivadas da recessão do sistema económico e em particular o industrial se causou uma revolta generalizada que juntada aos prejuízos contra algumas etnias e entre estas os Judeus que permeava a sociedade em todas as classes sociais, causaram o nascimento de movimentos políticos que colocaram bandeira, credo e raça como credo e no que deu todo mundo sabe.


    Maya vç escreve: "Leio textos poéticos como o seu e me pergunto, Guido, a que grupo de pessoas ou perfil se aplicam suas palavras. A todos?

    Neste texto que eu não considerava poético eu estava falando a só um grupo de pessoas, a aqueles que querem ser discípulos de Jesus e que acreditam na sua proposta de vida.


    Maya vç escreve:E o que è fanatismo religioso? Sob que ponto de vista voçe me define esse conceito?Fanáticos são aqueles que não aceitam o ponto de vista de um grupo de pessoas? Fanáticos são os que tem um pensamento diferente do seu?

    Quando no meu texto falo de fanatismos religiosos estava me referindo as guerras religiosas e o uso da violência que no nome de Deus esta sendo feita neste momento no mundo.
    Mas vou confessar que considero fanáticos todos que em nome da própria verdade religiosa, politica, sexual,excluem outras pessoas ou limitam outras pessoas no relacionamento com Deus o nos direitos jurídicos e políticos, para mim è fanática qualquer pessoa que se acha no direito de saber com certeza absoluta o que Deus pensa sobre uma determinada pessoa.
    Então eu não me considero um fanático religioso pq a minha fé è feita de algumas certezas e muitas duvidas.
    Vou acrescentar que se um fanático vive sem prejudicar e prevaricar os outros ele tem todo direito a minha simpatia e respeito.
    Diferente è o fanático prepotente aquele que quer impor o seu fanatismo a todos pena a morte ou a prevaricação.

    Para mim seria eu fanático a dizer que vç para não concordar com o meu pensamento não vai ter direito a vida eterna.
    Seria eu fanático a afirmar que para vç não concordar comigo vç não pode se considerar crista.
    Seria fanático a nao querer deixar vç exprimir as suas opinião.
    Seria eu fanático se em nome de alguma razão de principio não expressasse o meu estupor com aquele que vç escreve relacionado ao como e aonde.


    Maya vç escreve: "E esse grupo cujas ideias são feitas axioma e paradigma, não seria ele fanático?"

    Qual grupo? não entendo qual, o meu? Se è esta a pergunta eu não tenho grupo.


    Maya vç escreve: certa vez li uma entrevista com um muçulmano, francês de descendência Árabe, argelina. Sabe o que ele disse, quando e estado francês proibiu os estudantes de escolas publicas de usar qualquer espécie de adereço religioso (véus,sobretudo, mas também crucifixos, kipah etc.)? Ele disse que o estado laico era a religião dos franceses. A adoração e o fanatismo era a preservação do estado laico.

    Concordo, hoje em dia o laicismo na Europa è também um movimento politico que chega a ser em alguns casos fanático.
    Não tenho uma opinião formada sobre este caso em particular por la variedade de aspectos e a gravidade do momento politico religioso que o nosso mundo esta passando, aki entram em jogo terrorismo ,fanatismos e a parte da mulher na família muçulmana (Chiador , burqa, enfibulaçao na África etc. etc. ) e então eu pensei muito sobre este assunto mas não consigo chegar a uma conclusão.

    Em fim Maya vou te falar da quase amigo o quanto mais podemos significar a este atributo dato o pouco mutuo conhecimento.
    Acho que vç se preocupa demais com o que os outros pensam de vç, meu pai sempre me falava que alguém se pode considerar adulto somente o dia no qual o que alguém pensar dele não o atingir de forma contundente.
    Vç, sempre a meu ver, deu demasia importância a este episódio acontecido no site do Paulo, aposte mais no tempo que è juiz honesto deixe ele mostrar quem vç realmente è e o que vç realmente quer dizer.
    Acredito vç deveria ter uma sua opinião de-cisa sobre a sua pessoa e andar de cabeça erguida recta pela sua estrada.
    A vida vai estar sempre cheia de pessoas que não vão concordar com vç, que vão julgar-la, muitas vezes de forma errada.
    Tente usar a mesma ironia e leveza que usa nos seus escritos.
    Obrigado por esta sua.

    Um abraço,

    guido

    RispondiElimina
  5. Guido, eu não me coloquei no lugar de Deus, não fiz isso. Quem se colocou nesse lugar foi o P. Brabo, que, como vc mesmo diz, me viu como um fariseu e quis agir como Jesus -- Jesus, sim, é Deus e tem mum perfeito julgamento; mas o Brabo só conseguiu me ofender, querendo dar uma de "Jesus justiceiro com os fariseus". A própria Bíblia coloca, no NT, em carta de Paulo, que a exortação deve ser feita com amor e doçura, e foi tudo o que não vi nas palavras do seu amigo.Em nenhum momento disse que não aceitava pessoas q pensam diferente. Mas disse, implicitamente, que tenho certeza -- e isso eu não nego jamais -- tenho certeza de que Jesus é o único Caminho.

    Abraço,

    Maya

    RispondiElimina
  6. Ok Maya respeito mas nao concordo.
    Vamos procurar caminhos que podemos compartilhar juntos.
    Vç esta sempre bemvinda

    RispondiElimina