giovedì 23 agosto 2007

O Mendigo e o Profeta

Dias atrais estava trabalhando, era um dia igual a outros cem, quando sentado no caixa do Bar, na estação Termini, entra um cara descalço de cabelos compridos e barba bem feita, endossava um vestido longo parecido com aquelas túnicas que usam os padres mas em algo diferente.

O julguei mal na hora excêntrico de mais , pensei entre mim: outro comediante! que quer se aproveitar.

Ele era alto e se movia de forma desenvolta o meu primeiro impulso foi de divertimento e olhando para ele quando se aprestava a pagar um cafezinho perguntei : mas vç è um Profeta?

Ele olhou fixo pra mim por um o dois segundos e me respondeu entre o serio e o divertido : no, nao vou responder a esta pergunta ; fez dois passos depois voltou a trais e olhando para mim falou : mudei de idéia, em final das contas vòçe perguntou claramente o que muitos querem perguntar mas nao o fazem; e começamos a conversar.

Neste instante entrou um pedinte um cara de um 50 anos freqüentador habitual do Bar que saiu a um tempo da cadeia, sem amigos, parentes, casa o algo pra fazer escolheu a estação como demora, ele vive la com a cara sempre arrebentada das tantas brigas, bebendo, pedindo esmola e fazendo pequenos roubos ; entrou pedindo alguma comida de graça e o homem pagou uma pra ele .

Ficaram conversando perto de mim e eu fiquei reparando, a primeira coisa que o “profeta” fez ( vou chamar o cara assim pq nao me lembro mais do nome dele) foi perguntar o nome do desesperado e escutar pacientemente aparentando verdadeiro interesse a historia da sua vida , a um certo ponto passou a mano aberta sobre o rosto do sujeito dando uma carícia paterna e falou: Ricardo vç tem olhos bondosos e muito bonitos.

O que me impressionou foi a reação de Ricardo, ele ficou grato como um cachorrinho afamado que acabou de receber um pernil inteiro! mas nao grato pelo pao mas grato pelo carinho; nao queria mais desgrudar do cara e disse que nao se lembrava da ultima vez que a mano de alguem tivesse tocado nele pra fazer um carinho em vez de dar porada ! pegou com as suas duas manos a mano do cara e pediu per lo amor de Deus de receber ao menos uma outra carícia ( e a recebeu)

Depois de um tempo o “profeta” se foi e o Ricardo ficou de pe olhando aquela figura indo embora com os olhos cheios de lágrimas. Parecia estar mais reto mais digno e mais feliz de antes.

Este mail nao è pra falar do falso ou verdadeiro profeta, agora que me lembro ele nem respondeu a minha primeira pergunta, falamos sobre algo mas nada relacionado a fé o a Jesus , neste mail eu queria falar da potência do carinho.

Passamos tempo pensando em textos e instituições para achar jeitos e estratégias para espalhar o amor cristão.

Algumas vezes ficamos argumentando e complicando perdendo a potência do simples e direto.

Quando ajudamos alguem que precisa, devemos se lembrar sim de encher a barriga d’ele, de curar as sua feridas e doenças de falar di Jesus mas o que devemos sempre lembrar é de fazer tudo isto junto a um grande e verdadeiro carinho, aquele simples gesto de uma carícia que o homem deu no rosto do Ricardo foi de uma potência emocionante.

guido



Nessun commento:

Posta un commento